Jogos em Recursos Humanos - Comunicação
Os jogos e dinâmicas atualmente são instrumentos valiosos nas mãos das corporações, que sabendo utilizar corretamente estes recursos educacionais que de forma lúdica e prática, possibilitam que ocorra uma análise da realidade patente, permitindo assim a sua modificação.
Está análise leva a um conhecimento que inicialmente é individualizado, mas torna-se coletivo ao ser vivenciado em grupo. A realização dos jogos e dinâmicas traz ensino/aprendizado para ambas as partes, tanto para os facilitadores quanto para os participantes.
É com este objetivo que o jogo do “Quebra - Cabeça”, uma adaptação do “O Jogo dos Quadrados”, foi escolhido para propor de forma sutil que todos os participantes tenham o desejo de comunicar-se de forma mais fluida e participativa, tornando flexíveis suas negociações e tratamentos entre pares e hierarquias.
Por meio do CAV - Ciclo da Aprendizagem Vivencial será trabalhado o tema comunicação, pois a deficiência deste aspecto pode interferir nos relacionamentos interpessoais da empresa, bem como dificultar o crescimento e o alcance das estratégias e metas da organização.
1. COMUNICAÇÃO
Comunicação é o processo de transmitir a informação permitindo que a compreensão dela chegue de uma pessoa para a outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Por isso é importante ter certeza que a mensagem chegou ao seu destino e que foi corretamente compreendida, se isto se deu podemos afirmar que houve a comunicação.
1.1. Processo de Comunicação
O processo de comunicação abrange sete elementos fundamentais:
Emissor;
É quem produz a mensagem, codifica e transmite a mensagem. Pode ser uma pessoa ou grupo de pessoas que desejam exprimir seus propósitos em forma de mensagem.
Codificação;
É a transposição das idéias e pensamentos da mensagem a ser comunicada, pois a mensagem necessita ser composta de palavras e signos para assim ser enviada ao receptor. É fundamental que o emissor considere as