Relatório Experimental
Alunos:
NOEL FERNANDES
FRANCISLAN SANTANA
ANA VITÓRIA
EXERCÍCIOS BÁSICOS DE ELETROSTÁTICA
ORIENTADOR
Elinoel Valverde – IFBA
Salvador
2014
OBJETIVO
O trabalho tem como objetivos principais a maior compreensão e o aprofundamento em conhecimentos estudados a respeito de Eletrostática. Visa-se aplicar e comprovar, de forma prática, conceitos e teorias, tais como: Carga elétrica, Eletrização, Lei de Coulomb, Campo elétrico e Potencial elétrico. Objetiva-se compreender o funcionamento do Gerador de Van der Graaff a partir dos princípios físicos citados, assim como observar o comportamento de cargas elétricas em materiais condutores, sendo possível descrever o funcionamento do Eletroscópio de folha e torniquete elétrico.
INTRODUÇÃO
A Eletrostática é o ramo da Eletricidade que estuda propriedades e comportamentos de cargas elétricas em repouso. Os experimentos realizados em laboratório utilizam-se de uma máquina eletrostática, o Gerador de Van der Graaff, e fundamentam-se em princípios eletrostáticos, sendo estes:
Carga elétrica: Um átomo é considerado eletricamente neutro quando este possui mesmo número de elétrons e prótons. Um corpo está eletrizado quando possui diferença entre número de elétrons e prótons. Quanto maior a carga elétrica negativa de um corpo, maior seu número de elétrons em excesso, quanto maior a carga elétrica positiva de um corpo, maior seu número de elétrons em falta. Cargas elétricas de mesmo sinal repelem-se, enquanto cargas de sinais opostos atraem-se.
Matematicamente:
Q=±ne : . Q= Carga elétrica; n= Número de elétrons; e= Carga elementar (|e|=1,6.10-19 C).
Eletrização: Eletrizar um corpo significa manter um diferencial entre número de elétrons e prótons dos átomos deste corpo.
Eletrização por atrito: Neste tipo de eletrização, dois corpos neutros, de materiais diferentes,