Jogos eletronicos
Os Jogos eletrônicos são objetos de cultura tecnológica, social e econômica, relacionados com o consumo, com a violência, educação, com a escola, com informática, internet, com a mídia, com os computadores, com o nosso cotidiano.
Aproximadamente 150 milhões de seres humanos utilizam os videogames, minigames, simuladores, games de computadores e fliperamas, como bem de consumo perdendo somente para a venda de televisões. Utilizando aspectos tecnológicos, interativos e pedagógicos os jogos fazem dele um dos objetos que interagem para o desenvolvimento do ser humano. Dessa forma os jogos eletrônicos podem ser denominados como tecnologias intelectuais.
De acordo com concepção interacionista de Piaget, o individuo se constrói a partir da interação como o meio, portanto os jogos, mesmo o conhecidos como violentos possuem efeitos educativos, desde que exista um mediador para que o jogador tenha referencia ao que há de certo ou errado para construção de sua moral.
Na escola, como os jogos eletrônicos são considerados sinônimos de atividade lúdica ele é desafiador, assim a aprendizagem e realizada dentro e fora da sala de aula, sendo interessante, divertido e prazeroso, com utilização do raciocínio. Os Jogos são elaborados para prender a atenção do aluno, utilizando conteúdo e conceitos que englobam a grade escolar despertará a curiosidade, a fantasia, a iniciativa e o desafio indo além da diversão estimulando a auto-aprendizagem. Cabe ao professor planejar, organizar e controlar as atividades mediando os recursos tecnológicos apropriados a fim de criar as condições ideais para que os alunos absorvam os conteúdos com mais independência e criatividade para a construção do seu conhecimento conforme seu ritmo, de forma agradável e divertida Visando desenvolvimento e o raciocínio lógico e a capacidade de retenção da informação, e estimulando a criatividade, dando acesso a novos saberes. Os jogadores aprendem as regras do jogo, tendo o