Administração do contas a receber
Os investimentos em valores a receber representam uma parte significativa de seus ativos circulantes. O nível desses investimentos depende do comportamento das vendas e da formação de uma política de crédito para a empresa, a qual engloba, fundamentalmente, os seguintes procedimentos (análise dos padrões de crédito; prazo de concessão de crédito; descontos financeiros por pagamentos antecipados; e política de cobranças). As duplicatas a receber são resultados dos créditos concedidos por uma empresa a seus clientes, são geradas pelas vendas a prazo, que são feitas após a concessão de crédito. As vendas a prazo geram riscos de inadimplência e despesas com análise de crédito, cobrança e recebimento, mas alavancam as vendas, isto é, aumentam o volume de vendas e, consequentemente, o lucro. As vendas a prazo são condições necessárias para aumentar o nível de operações e o giro dos estoques e, assim, ganhar a escala e maximizar a rentabilidade.
Avaliação do risco de crédito A análise do crédito é desenvolvida pelo estudo de cinco fatores, que são compostas pelos cincos C`s do crédito. A análise de credito consiste em identificar, através de instrumentos financeiros e estatísticos, a probabilidade de um cliente em pagar ou não o crédito que lhe foi concedido.
1º. Caráter: honestidade; integridade; histórico judicial; etc.
2º. Capacidade: informações financeiras; padrões gerenciais etc.
3º. Capital: patrimônio líquido, solidez econômica etc.
4º. Garantias: ativos disponíveis para garantir o crédito.
5º. Condições: conjuntura econômica sem capacidade de pagamento do cliente. O prazo de concessão de crédito varia segundo a influência de diversos fatores, sendo normalmente maior nas empresas que trabalham com produtos sazonais (brinquedo etc.). Na realidade, a definição de prazos de concessão de crédito aos clientes depende principalmente, da política adotada pela concorrência, das características e do risco