Administraçao de contas a receber
Um dos componentes mais expressivos do capital de giro de uma empresa são as contas a receber provenientes de suas vendas a prazo. A administração de contas a receber a ser tratada nesta capitulo abordado principalmente o credito comercial concedido as pessoas jurídicas.
Uma boa administração de contas a receber deve incluir, alem da execução, as funções de planejamento e controle, para que as vendas pelo credito comercial proporcionem resultados efetivos.
A cobrança e a principal função operacional de contas a receber. A formulação da política de credito e o acompanhamento de seus resultados sãos as funções típicas de planejamento e controle de contas a receber.
Política de credito
Para a empresa vendedora, o prazo de pagamento concedido a seus clientes representa uma operação financeira denominada credito comercial.
O conjunto das condições sob as quais a empresa efetua suas vendas a prazo constitui sua política de credito comercial.
As diretrizes de uma política de credito comercial têm por objetivo atingir determinadas metas financeiras e comerciais. Desse modo, a política de credito comercial da empresa subordinada a sua estratégias de marketing e de finanças.
A política de credito de uma empresa, por meio de seus diversos elementos, afetar de modo significativo sua participação no mercado, seu capital de giro, sua situação de caixa e sua rentabilidade.
O principal efeito de uma política de credito e seu impacto sobre lucratividade da empresa. Esta será afetada pelo custo do financiamento do capital de giro, pela rentabilidade das vendas e pelo percentual de perda com devedores incobráveis.
Se a empresa adotar uma política de credito liberal, conseguira maior volume de vendas as custas de maior risco de inadimplência. Ao contrario, uma política de credito restritiva trará baixo risco de inadimplência, mas reduzira as