Jogos do pan
Os Jogos Pan-Americanos são um evento multiesportivo, realizado de quatro em quatro anos, envolvendo atletas da América do Norte, América do Sul e América Central. que tem como base os Jogos Olímpicos e são organizados pela ODEPA. Nos Jogos, são disputados esportes incluídos no Programa Olímpico e outros não disputados em Olimpíadas.
História Após as Olimpíadas de 1932, inspirados pela realização dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe, alguns membros latino-Americanos do COI propuseram uma espécie de "competição regional" entre as Américas, com o intuito de desenvolver o esporte na região. A ideia acabou por concretizar o I Congresso Esportivo Pan-americano, no ano de 1940.Um novo congresso confirmou Buenos Aires como a primeira sede dos Jogos, que se realizariam no ano de 1951. Esta edição teve sua abertura em 25 de fevereiro e contou com a participação de 2 513 atletas advindos de 21 países, que disputaram provas em dezoito esportes. Quatro anos mais tarde foi criada a Organização Desportiva Pan-americana (sigla: ODEPA), sediada na Cidade do México. Formada por 42 países do continente, A ODEPA é responsável pela realização dos Jogos Pan-Americanos.
A tocha
Desde os primeiros Jogos Pan-Americanos, a tocha é acesa como nos Jogos Olímpicos e nas demais competições continentais, como os Jogos Asiáticos e os Jogos Pan-Africanos. Na primeira edição, a tocha percorreu o caminho saída de Olímpia, Grécia. Desde a edição posterior, passou a ser acesa pelo povo asteca, em templos antigos, exceto na edição de 1963, quando os índios carajás a acenderam em Brasília. edições dos Jogos Pan-americanos realizadas até hoje: 1951 - Buenos Aires (Argentina) 1955 - Cidade do México (México) 1959 - Chicago (EUA) 1963 - São Paulo (Brasil) 1967 - Winnipeg (Canadá) 1971 - Cali (Colômbia) 1975 - Cidade do