Conhecimento espiritual da arte
A arte e o espírito...
A arte é um dos meios de manifestação do espírito. Pintura, música, escultura, literatura (em prosa ou verso), dança, teatro, artesanato em geral e outras tantas formas de expressões compõem o quadro do que chamamos genericamente de arte.
A Arte Doutrinária é o meio do artista transmitir para o seu admirador uma idéia, uma doutrina, seja qual for sua natureza ou caráter. Muitas vezes expressa claramente o sentimento desse artista em relação a uma determinada situação, como o Guernica de Pablo Picasso sobre a Guerra Civil Espanhola. As diversas religiões utilizaram-se dessa arte, podendo neste caso ser chamada de Arte Sacra, para tornar real seus dogmas, permitindo aos seus fiéis a compreensão, ainda que parcial, de sua doutrina. Entre essa uma das mais expressivas foi a pintura do Catolicismo e a arquitetura gótica, mas também as mandalas e esculturas do Budismo ou mesmo a arquitetura do Egito Antigo ou Hinduísmo. Encaixa-se também nesta arte inumeráveis obras literárias, o meio de divulgação de idéias mais utilizado nos últimos tempos.
A Arte Moral é aquela que transmite a elevação do espírito que a criou, tocando o coração daqueles que a admiram por sua harmonia e beleza, mas também pelos sentimentos que carrega. Esta arte, acima de tudo, contribui para a evolução moral daquele que a cria como daquele que a desfruta. Este é o efeito produzido pelas obras de Bach, Mozart, Beethoven, Rossini entre outros, que penetram fundo na alma, enlevando-a, desprendendo-a da matéria, de tão harmoniosas vibrações que transmitem. A Arte Moral tem sempre como tema central o Amor Divino e como objetivo a busca da perfeição e da felicidade infinita proporcionadas pelo Criador.
A Arte Sublime é aquela almejada pela chamada de Arte Espírita, ou seja, a reunião de todos os aspectos da arte: habilidade nas técnicas para melhor domínio sobre a matéria; a produção do belo, que impressiona positivamente todos os