JOGOS PAN AMERICANOS
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO
PROFISSIONAL E NORMAL
JOGOS PAN-AMERICANOS
ALUNOS: SÉRIE: 3º AI
MARCOS PAULO .............................. N° 14
ITALO ROBERTO ............................... N° 09
DISCPLINA: EDUCAÇÃO FISICA
PROFESSOR: VALDEIR
CAMPO MOURÃO,
AGOSTO DE 2015.
OS JOGOS PAN-AMERICANOS
Os Jogos Pan-americanos surgiram como tentativa de reafirmar os ideais olímpicos de solidariedade e fraternidade entre os povos da América Central, do Sul e do Norte. Organizado pela ODEPA – Organização Desportiva Pan-americana –, teve sua primeira edição em 1951, na cidade argentina de Buenos Aires.
Os Jogos Pan-Americanos acontecem a cada quatro anos seguindo um rodízio pelas três regiões do continente.
Dessa primeira edição participaram apenas 21 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guiana Francesa, Guatemala, Haiti, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.
PAÍSES
FUNDADORES
Guiana Argentina
Haiti
Brasil
Jamaica
Canadá México Colômbia
Nicarágua
Costa Rica
Panamá
Chile
Paraguai
Cuba
Peru
El Salvador
Trinidad e Tobago Equador
Uruguai
Estados Unidos
Venezuela
Guatemala
• A tocha:
A tocha, que sempre foi um símbolo das Olimpíadas, também está presente na cultura dos Jogos Pan-Americanos. Na primeira edição deste, a tocha saiu de Olímpia, na Grécia, e seguiu caminho para a cidade sede do evento, Buenos Aires. Daí por diante, a tocha passou a ser acesa pelo povo asteca em seus antigos templos. A única exceção ocorreu em 1963 quando os índios arajás acenderam-na em Brasília para a realização dos jogos no Brasil. Outro elemento cultural muito marcante dos Jogos Pan-Americanos é a mascote. Entretanto este só passou a ser figura