Jogos pan-americanos 2011
Os Jogos Pan-Americanos de 2011, oficialmente denominados XVI Jogos Pan-Americanos, foi um evento multiesportivo realizado em Guadalajara, no México, entre os dias 14 e 30 de outubro. Apesar dos Jogos serem sediados em Guadalajara, alguns eventos foram realizados em cidades próximas, como Ciudad Guzmán, Puerto Vallarta, Lagos de Moreno e Tapalpa. Guadalajara foi escolhida para sediar o evento por unanimidade numa eleição realizada em 2006, quando era a única cidade candidata na disputa. Seguindo a tradição da Organização Desportiva Pan-Americana(ODEPA), o governador de Jalisco, Emilio González Márquez, e o então prefeito de Guadalajara, Alfonso Petersen Farah, receberam a bandeira pan-americana durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.
Os Jogos Pan-Americanos foram o segundo maior evento multiesportivo do ano, contando com a participação de mais de 6 000 atletas de 41 nações em 36 esportes. Tanto os Jogos Pan-Americanos quanto os Jogos Parapan-Americanos de 2011 serão organizados pelo Comitê Organizador dos Pan-Americanos de Guadalajara (COPAG). Os Jogos Parapan-Americanos terão início 20 dias após o final dos Jogos Pan-Americanos. Esta foi a terceira ocasião em que o México sediou uma edição dos Jogos. As edições de 1955 e 1975 ocorreram na Cidade do México..
Inspirando-se nos Jogos Pan-Americanos de 2003 de Santo Domingo, a cidade de Guadalajara aproveitou os Jogos como uma forma eficaz de construir infra-estrutura desportiva, segundo Ivar Sisniega, diretor de relações internacionais e de esportes do COPAG. Os Jogos impulsionaram a construção de novos hotéis, a renovação da área central da cidade e a construção de um segundo terminal no aeroporto da cidade.
As mascotes para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2011 são Huichi (uma corsa), Gavo (um agave) e Leo (um leão). O Comitê Organizador dos Pan-Americanos de Guadalajara (COPAG) revelou os mascotes no anfiteatro da