Estudo De Caso Empresas A Reas
MBA GESTÃO INDUSTRIAL
GESTÃO DA QUALIDADE
Estudo de caso - Empresas aéreas
GIND 07
QUESTÕES:
1. Comente os conceitos e modelos de Benchmarking e sua aplicabilidade para o caso da Gol e Azul.
O benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais entre empresas reconhecidas como líderes de mercado. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.
Esta prática se fez necessária quando a competitividade mundial aumentou, obrigando as empresas a procurarem um modo contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado onde atua.
Há cinco tipos de Benchmarking: benchmarking interno; benchmarking competitivo; benchmarking funcional; benchmarking genérico e benchmarking colaborativo.
Benchmarking Interno:
O benchmarking interno é praticado por empresas que visam identificar as melhores práticas internas da organização e disseminar sobre essas práticas para outros setores da organização.
Benchmarking Competitivo:
O benchmarking competitivo é o tipo mais difícil de ser praticado, porque as empresas visadas são aquelas que disputam o mesmo mercado, ou seja, concorrentes diretos, e geralmente não estão dispostas em ajudar a equipe envolvida no processo de um benchmarking competitivo. O benchmarking competitivo foca em medir funções, métodos e características básicas de produção em relação aos seus concorrentes diretos, e melhorá-los de forma que a empresa possa inicialmente alcançar os seus concorrentes, e depois ultrapassá-los, tornando-a melhor que seus concorrentes.
Benchmarking Funcional:
O benchmarking funcional é a forma mais utilizada, pois não há necessidade de comparar-se com um concorrente direto.