Jogos de Negócios FGV
COLÉGIO METROPOLITANO
JORGE ROCHA
FABIANE OLIVEIRA
EDUARDO PESSANHA
STRATEGY – JOGOS DE EMPRESAS
Rio de Janeiro
Novembro / 2008
Sumário
Ameaças 26
Capítulo 1 - Introdução
Introdução (mercado)
O trabalho que será exposto é uma extensão da disciplina jogos de negócio, tendo como objetivo a elucidação do mercado de microinformática. Apresentaremos nossas estratégias de jogo, explicando cada decisão tomada, e indicaremos alternativas futuras para a sobrevivência da empresa, fazendo uso de ferramentas de pesquisa e análise de mercado.
Nossa empresa chama-se Denow e atua no mercado de microinformática desenvolvendo e comercializando equipamentos para o ramo empresarial, educacional, doméstico e governamental. Trata-se de um segmento importante, agregador de tecnologia, extremamente farto e repleto de tendências, cuja busca constante por inovação gera mudanças bruscas de cenário, exigindo flexibilidade e agilidade das empresas.
Os computadores tornaram-se uma ferramenta indispensável, seja por sua precisão, capacidade de armazenagem, essenciais no mundo corporativo, ou como meio de comunicação, educação, entretenimento e pesquisa, importantes no cotidiano.
Dentre as opções que o mercado de microinformática oferece, o segmento de software merece destaque, visto que sua relação custo/benefício o credencia como o mais rentável e agregador de valor. Embora atualmente nossos parceiros disponibilizem suas tecnologias, vislumbramos a possibilidade de ingressar neste ramo, desenvolvendo todas as partes de hardware e software dos equipamentos que fabricamos.
Devido aos impactos gerados pelo processo de transição da tecnologia pela utilização da informática nas mais variadas atividades econômicas, os governantes buscam formas de se adaptar às futuras realidades políticas, sociais e culturais de seus países.
Com a globalização, o mercado brasileiro e o internacional tendem a se fundir, e os