Odonto
LÂMINA DENTÁRIA
Duas a três semanas após o rompimento da membrana bucofaríngea, quando a idade do embrião chega a seis semanas, certas áreas da camada basal do ectoderma oral proliferam mais rapidamente do que as células de áreas adjacentes. A formação da lâmina dentária é uma banda epitelial que invade o ectomesênquima subjacente acompanhado, em formas de ferradura, cada um dos futuros arcos dentários. A lâmina dentária, durante o desenvolvimento da maxila e mandíbula, os molares permanentes se originarão uma extensão distal da lâmina dentária.
O desenvolvimento do primeiro molar permanente inicia-se no quarto mês de vida intra-uterina. A proliferação distal da lâmina dentária é responsável pela localização dos germes dos molares permanentes no ramo da mandíbula e tuberosidade do maxilar superior. A extensão lingual da lâmina dentária é denominada lâmina sucessora e desenvolve-se no quinto mês da vida intra-uterina até o décimo mês de idade.
Qualquer porção da lâmina dentária, funciona por um período breve, período este, que é relativamente curto entre o início do desenvolvimento do dente e desagregação da lâmina dentária naquela região. Entretanto, a lâmina poderá continuar ativa na região do terceiro molar após ter desaparecido dos demais locais, exceto por restos epiteliais.
LÂMINA VESTIBULAR
Em cada arco dentário, labial e bucalmente situado à lâmina dentária de cada arco, desenvolvendo outro espessamento epitelial, mais tardia que a