Jogos de computador violentos podem ser BONS para você
Video games violentos em que os jogadores devem atirar em inimigos podem na verdade se bom para pessoas, à universidade alega – depois de descobrir que os jogos dão as pessoas maior tolerância à dor.
Um estudo na Keele University conclui que 40 voluntários ficaram aptos a suportar dor por mais 65% de tempo a mais depois de jogar games violentos de ‘tiro em primeira pessoa’ do que aqueles que jogaram um game não violento de Golf.
Paticipantes jogaram ambos os tipos de jogos em ocasiões separadas por 10 minutos e então colocaram uma de suas mãos em água semi-congelada para testar a reação à dor.
Em média, os participantes mantiveram suas mãos na água gelada por 65% de tempo a mais depois de jogarem o jogo violento, indicando que jogar o game aumentava a tolerância à dor nos participantes. A frequência cardiaca também demonstrou aumentar.
Os pesquisadores sugerem que o aumento da tolerância à dor e frequência cardíaca podem ser atribuídas ao modo que o corpo reage ao estresse, que pode ativar as vias inibitórias descendentes de dor no cérebro, reduzindo a sensibilidade à dor.
O estudo foi feito seguindo a pesquisa da mesma equipe da universidade , que mostrava que falar palavrões aumentava a tolerância das pessoas à dor.
Dr Richar Stephen, conferente sênior em psicologia na Keele University, que liderou o estudo disse: “Nós presumimos que falar palavrões ameniza a dor por disparar uma reação emocional nos participantes – agressão de uma forma mais comum – por sua vez, desencadeando reação de luta ou fuga”.
Esse último estudo foi a prova da hipótese em que tentamos aumentar os niveis de agressão dos participantes fazendo-os jogar games violentos.
‘Então nós testamos o efeito na tolerância à dor. “Os resultados confirmaram nossas predições de que jogar vídeo game aumenta ambos os sentidos de agressão e tolerância a dor”.
Intrigantemente, o novo estudo sugere