Jogos cooperativos
Explicação sobre os jogos cooperativos.
Desenvolvimento:
Pega corrente: Todos à vontade pelo espaço destinado para o jogo. O professor escolherá um aluno para ser o pegador. O pegador terá que perseguir os outros participantes, quando conseguir, os dois irão segurar as mãos e tentar pegar outros alunos. Quem vai sendo pego forma uma corrente até pegar o ultimo aluno.
Travessia: Cada aluno receberá uma folha de jornal e deverá ficar em pé em cima dela um ao lado do outro, o objetivo do jogo é levar a folha de jornal até um ponto demarcado no chão. Só que os alunos não poderão arrastar a folha de jornal e nem poderão tirar os pés de cima da folha. Todos terão que completar a atividade.
Canguru: Os alunos serão divididos em dois grupos com mesmo número de participantes. Os grupos irão formar duas filas, uma paralela a outra, será colocado um cone a dez metros de distância a frente do primeiro aluno de cada equipe. O primeiro aluno de cada fila ficará com uma bola. Ao sinal do professor eles prendem a bola ao joelho e saem pulando, eles terão que dar a volta no cone e retornar até a sua equipe passando a bola para o segundo da fila e assim sucessivamente, até que todos façam o percurso.
Passando o bambolê: Em círculo, de mãos dadas, o professor colocará um bambolê entre dois alunos. O objetivo é que o bambolê passe por todos os alunos sem que eles soltem as mãos uns dos outros.
Conclusão: Sentados em círculo, o professor fará um questionamento sobre a importância da cooperação nas atividades propostas e na sociedade em geral.