Jogos Coletivos
Introdução
Os jogos coletivos estão caracterizados por confronto entre equipes com a determinação de tempo e espaço, assim é necessário o uso de vários componentes como a bola e alguns colegas. Por ser uma atividade que apresenta importância em sua técnica, exige uma estrutura motora melhor para que seja possível o alcance do objetivo (depende do jogo). Não há uma exigência na idade para início dessa prática, portanto crianças com até sete anos podem desenvolvê-las desde que sejam auxiliadas por alguém que tenha conhecimento da estratégia exigida pelo jogo coletivo escolhido.
Desenvolvimento
Os jogos coletivos são conhecidos pela sigla JEC (jogos esportivos coletivos), nessa categoria não só há a exigência de que a criança consiga reproduzir alguns princípios de raciocínio coletivo e individual, tomada de decisão, capacidades físicas, coordenativas, motoras, perceptivas, entre outras, como também que ela consiga desenvolvê-los e aprimorá-los com a prática. Por ser uma categoria de jogos que requer alguma noção antes de sua prática, a pessoa que introduzir o jogo coletivo à criança pode utilizar alguns métodos para o aprendizado, como:
- Execução de pequenos jogos, que utilizem a compreensão do jogo com mais objetividade;
- Exercício de algumas jogadas básicas do jogo que vier a ser praticado como forma de aquecimento;
Nos jogos coletivos existe a presença de confronto junto com a cooperação. Assim, com o aumento de prática desses dois elementos, o jogo coletivo passa a ser bastante complexo durante a sua duração. São jogos bastante divertidos e que proporcionam o desenvolvimento principal a agilidade, capacidade de raciocínio e desenvolvimento motor da criança. Torna-se, então, algo divertido por ser exercido em grupo.