dienne pos
O QUE É?
A energia nuclear é a energia liberada durante uma reação nuclear, ou seja, quando dois núcleos ou mais, de um mesmo elemento, reagem entre si, fazendo com que haja formação de outro núcleo, e assim gerando calor.
PARA QUE É UTILIZADA
Podemos utilizar a energia para dois fins. Um deles é a obtenção de eletricidade, através de processo controlado, e o outro é para a criação de bombas nucleares, que descontroladamente liberam uma grande quantidade de energia ao serem lançadas. Há dois processos que transformam o calor gerado nas reações nucleares em energia. São eles fissão e fusão.
FISSÃO:
Fissão é quando o átomo de um elemento maior é divido em átomos menores. No processo de fissão de um átomo, a cada colisão são liberados novos nêutrons. Os novos nêutrons irão colidir com novos núcleos, provocando a fissão sucessiva de outros núcleos e estabelecendo, então, uma reação que denominamos reação em cadeia.
FUSÃO:
Fusão é o processo onde dois átomos são colididos propositalmente para formarem um terceiro. A quantidade de energia liberada nessa reação é milhões de vezes maior que a energia de uma reação química comum, e é dois milhões de vezes maior que a energia liberada pela fissão nuclear.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ENERGIA NUCLEAR
A principal vantagem da energia nuclear é a não utilização de combustíveis fósseis, já que assim ela não libera os gases do efeito estufa, que são prejudiciais ao meio ambiente. Quando comparada à energia hidrelétrica, a vantagem é que não há necessidade de alagamento de áreas para construção de represas. Dessa forma, não há desmatamento ou até mesmo a remoção de comunidades nativas da região em questão. Outra vantagem da energia nuclear em relação à hidrelétrica é que ela está imune à alterações climáticas, como o regime pluviométrico, por exemplo.
A desvantagem principal é que na fase de combustão, há formação de rejeito radioativo, que não pode ser descartado facilmente, pois é