portuguese chegam ao brasil
Muito antes de os portugueses tomarem conhecimento das terras brasileiras, havia milhares de comunidades indígenas vivendo por aqui. Antes que essas comunidades existissem, havia comunidades do período pré-histórico que ocuparam o continente americano há milhares de anos. Sendo assim, como poderíamos nomear corretamente o fato acontecido no ano de 1500?
Diversos historiadores, especialmente aqueles interessados pela história do nosso país, indicam que os termos “achamento” ou “encontro” seriam mais apropriados. Esse dois termos dão um novo significado para a chegada de Pedro Álvares Cabral no Brasil. Com esses novos termos, não deixamos de considerar que a presença humana por aqui já existia e, desse modo, teríamos várias histórias para investigar e compreender.
Se considerássemos que a descoberta do nosso território é restrita ao navegador Pedro Álvares Cabral, estaríamos prestigiando um outro tipo de entendimento do nosso passado. Em primeiro lugar, entenderíamos que as coisas mais relevantes sobre o Brasil só aconteceram pelas mãos do colonizador europeu. Por outro lado, não reservaríamos nenhum tipo de importância à história dos nativos que aqui viviam há milhares de anos.
Feita essa consideração, podemos então entender por qual razão os portugueses tiveram o interesse de sair de sua terra natal e explorar outras terras. Na verdade, esse interesse já acontecia desde o começo do século XIV, quando os portugueses procuravam novas rotas em direção às Índias. Naquele tempo, as mercadorias indianas tinham alto valor e davam muito lucro quando revendidas no território europeu.
Na intenção de descobrir