Jogos brinquedos, brincadeiras na educação
Objetivos
- Reconhecer fenômenos químicos que ocorrem no dia a dia.
- Formular hipóteses sobre as transformações dos alimentos.
Conteúdo
- Introdução ao conceito de transformação química.
Anos
4º e 5º.
Tempo estimado
Três aulas.
Material necessário
1 quilo de farinha de trigo, 1 quilo de açúcar, um tablete de fermento biológico, com quatro cubinhos de 15 gramas cada um, garrafas plásticas, balões de borracha (bexiga), funis, copos descartáveis, água morna (50 ºC) e barbante.
Desenvolvimento
1ªetapa
Pergunte se os alunos já acompanharam o preparo de um pão e se observaram mudanças no estado inicial e final desse alimento. Discuta com a garotada o que eles acham que ocorre nesse caso. Organize a turma em grupos de quatro e comunique a realização de experimentos para observar a transformação do pão. Primeiro, eles prepararão a massa, sem adicionar fermento. Solicite que juntem um pouco de farinha, açúcar (matéria orgânica para ser consumida durante o processo de fermentação) e água num copo. Estimule os alunos a formular hipóteses. Oriente-os a tomar nota dos acontecimentos antes, durante e após o experimento para que desenvolvam habilidades de observação e registro, o que vai ajudá-los a chegar a conclusões sobre o que foi observado. Você pode auxiliá-los construindo uma tabela no quadro para enumerar todas as hipóteses mencionadas pelos grupos.
2ªetapa
Proponha que separem um pequeno pedaço da massa, adicionem a ela o fermento (contém micro-organismos que realizarão a fermentação) e misturem bem. Oriente-os a fazer uma bola com a massa, esperar cerca de 20 minutos e observar o que ocorre. A massa deverá crescer. Questione-os sobre a ocorrência de transformações. Depois, peça que cortem a bola e observem as bolhas que se formaram na massa. Solicite aos alunos que tomem nota do que foi observado e discuta a formação das bolhas. Oriente-os a formular hipóteses: por que a massa cresceu?, o aparecimento