Balanced scorecard
Balanced Scorecard (BSC), ou Indicadores Balanceados de Desempenho, é um método usado para mensurar e gerir o desempenho nas organizações e foi desenvolvido pelos professores da Harvard Busines School, Robert Kaplan e David Norton, no principio dos anos 90 do século passado. Esse sistema é baseado no relacionamento dos resultados de métodos de gestão do negócio, dos serviços e da infraestrutura à gerencia de serviços e à garantia de resultados de negócios estabelecendo-se uma metodologia de gestão estratégica, a qual se fundamenta em quatro perspectivas que refletem a visão e estratégia empresarial: financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento.
O BSC pode ser definido como um sistema de gestão genérico para organizações em que se deve estabelecer e implementar variáveis de controle, metas e interpretações cujos resultados sejam desempenho positivo e crescimento ao longo do tempo. Esses indicadores são focados tanto no aspecto econômico-financeiro quanto nos ativos intangíveis da organização: desempenho de mercado junto a clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovação e tecnologia. Isso reflete o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e entre as perspectivas interna e externa de desempenho. Desse modo, a organização é capaz de monitorar simultaneamente o seu desempenho financeiro e o progresso na construção de capacidades e na aquisição dos ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro.
Essa estratégia é decomposta pelo BSC de forma lógica através das relações de causa e efeito, vetores de desempenho e fatores financeiros em objetivos, indicadores, metas e iniciativas nas