Jogo e aprendizagem
JOGO E APRENDIZAGEM
E fólio A
Luísa Jorge Nº 900893 Turma 3 12 Novembro 2011
Introdução
Desde sempre o jogo esteve presente na sociedade, constituindo uma forma de aprendizagem. Vários autores, têm defendido a sua utilização uma vez que o jogo contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças.
As investigações também dão o seu contributo para desmistificar os possíveis efeitos negativos sobre as crianças, como por exemplo o isolamento e a polémica inicial sobre as vantagens e desvantagens do uso do computador tem vindo a dissipar-se, o recurso à tecnologia representa mesmo, um potencial recurso educativo a explorar, na medida em que promove a interacção entre as crianças (cooperação, interacção e interajuda) e segundo Marti a área curricular que mais beneficia com a utilização dos computadores é a matemática.
Descrição dos jogos
O jogo do quadrado é um jogo que tem como objectivo preencher um quadrado, através da utilização do rato movem-se as peças que se encontram distribuídas por várias formas e cores de forma a encaixarem-se umas nas outras até completar o quadrado central.
Este jogo é constituído por quatro níveis de dificuldade independentes, ou seja o jogador tem a opção de escolher o nível a que se propõe a jogar. Possui um ícone de ajuda, cuja função é auxiliar o encaixe das peças, assim o jogador quando clica na ajuda, momentaneamente as peças encaixam na ordem correta de forma a arrumar o quadrado e rapidamente voltam á posição inicial.
O jogo sopa de letras é um jogo cuja finalidade é encontrar todas as palavras que estão escritas no lado direito, no emaranhado de letras que se encontra na sopa, quer na horizontal, vertical ou diagonal.
Neste jogo existe a possibilidade de escolher entre 6 famílias de palavras, para jogar utiliza-se o rato, quando se encontra a palavra, passa-se com o rato em cima das letras, e a palavra encontrada fica sombreada.
Análise das respostas e reacções da criança