Desenho tecnico
Engenharia Elétrica, Civil, Mecatrônica e Telecon
Escala Cotas
Prof. José
Escala
Em desenho, Escala é a relação entre o tamanho real de um objeto e a sua representação em desenho. A utilização da escala permite, portanto, a representação gráfica de objetos de qualquer tamanho.
Escala
A escala é representada sempre por dois algarismos separados por dois pontos.
X = medida do desenho
X:Y
Y= medida real
Quando X é igual a Y, temos a representação feita na escala 1:1 ou em escala real. Esta indicação significa que a medida do objeto é igual à medida do desenho.
Escala
Quando X é menor que Y, temos a representação feita em escala de redução.
Um exemplo é um prédio desenhado na escala 1:100, esta indicação significa que cada centímetro medido no desenho equivale a 100 centímetros na medida real ou 1 metro.
Escala
Quando X é maior que Y, temos a representação feita em escala de ampliação.
Um exemplo é uma agulha de injeção desenhada na escala 2:1, esta indicação significa que cada dois milímetros medidos no desenho equivalem a 1 milímetro na medida real.
Escala
Assim, podemos expressar a relação entre essas dimensões por meio da equação:
E = D/R
E= escala, D= Medida no desenho e R= Medida Real
Que nos permite compreender a relação do desenho que se lê com o objeto real, usando a conversão das medidas. As escalas de ampliação ou redução são conhecidas como escalas numéricas.
Escala
Para desenhos que serão reproduzidos de forma mecânica ficando sujeitos a distorções (fotos, xerox, etc), usamos a escala gráfica, que representa a escala numérica, utilizada no desenho original.
Escala
Segundo as Normas Brasileiras, procura-se utilizar, preferencialmente, as escalas 1:2, 1:5, 1:10, 10:1, 5:1 e 2:1 e seus múltiplos.
Cotagem
Considerações gerais:
Elementos de Cotagem
Para mostrar as dimensões de um objeto é preciso que as cotas sejam colocadas na vista adequada, associadas a uma figura plana,