jogos e aprendizagem
*Jetro Ialen Moreira Bento
**Denilde Araujo de Sousa
***Nysllane Araujo dos Santos
****Francisco Darlan Dantas Oliveira
*****Carlino Ferreira de Almeida Filho
Resumo
O presente trabalho apresenta resultados sobre o uso de metodologias alternativas, a exemplo dos jogos pedagógicos, para o ensino da função quadrática tendo como objetivo mostrar que o jogo pode ser uma técnica pedagógica utilizada em qualquer nível de ensino. Será relatada uma atividade com jogos aplicada em turmas do 1º ano do ensino médio do Centro de Ensino Luzenir Matta Roma, escola da rede estadual do município de Codó –MA, Através do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) do Instituo Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus- Codó.
Palavras Chaves: Jogos Matemáticos, Ensino e Aprendizagem, Função Quadrática.
Introdução
A aprendizagem matemática depende de vários fatores, o que torna o ensino complexo, porém se propiciarmos a construção do conhecimento matemático poderia deixar para traz a ideia de que poucos conseguirão apropriar-se de tal conhecimento. Surgindo assim a necessidade de que a matemática seja trabalhada dentro do contexto de vida do aluno. E sendo o jogo considerado uma atividade também necessária para o desenvolvimento da aprendizagem, será neste contexto que tais práticas ganham um espaço como ferramenta ideal da aprendizagem. Pois através destas praticas pedagógicas podemos criar um ambiente matematizador onde o aluno deverá estabelecer relações, pensar e redescobrir o conhecimento construindo – o de forma ativa.
Metodologias
Foi desenvolvido no Centro de Ensino Luzenir Matta Roma, escola da rede publica estadual do município de Codó – MA, em turmas do 1º ano do turno vespertino. O jogo utilizado foi um jogo de cartas adaptado do jogo quatro e o limite, que apresenta as seguintes características, leitura, escrita e argumentação como competências e habilidades,