Jogar
• Tocar aquele que está além do prof issional e dos di ferentes papéis sociais que representamos, tocar o Ser Humano por trás da camisa, especialmente, aquele por t rás da camisa do “out ro t ime”.
• Despertar com os out ros, a lembrança de nosso estado de
Interdependência e Cooperação essencial , presente em todos nós e em todas as coisas.
• Trocar nossas possibi l idades de real ização do (im)possível , quando operamos juntos os desaf ios do cot idiano.
• Re-encontrar quem Eu Sou e quem Somos Nós. E qual nosso papel neste vasto e permanente Jogo da Vida. ”
Nosso Jogo
Você sabe o que é jogo cooperativo? E cooperação?
JOGO: brincadeira, divertimento, folguedo, passatempo, exercício de crianças em que elas fazem prova da sua habilidade, destreza ou astúcia.
COOPERATIVO: aquele que coopera, que age ou trabalha junto com o outro para um fim comum, que colabora, contribui ou age conjuntamente para produzir um efeito.
JOGOS COOPERATIVOS possuem no seu âmago de desenvolvimento a COOPERAÇÃO.
São atividades de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos com pouca preocupação com o fracasso e o sucesso em si mesmos. Os jogos cooperativos reforçam a confiança em si mesmo e nos outros, propiciando uma participação autêntica, fazendo com que o ganhar e o perder sejam, apenas, referências para o crescimento pessoal e coletivo.
Através dos jogos cooperativos, crianças e adolescentes “descobrem” outras possibilidades: regras, aprendizagem e educação, a ajuda, a solidariedade, a compreensão, o lúdico. A disputa e a competição podem ser confrontadas, abrindo-se uma possibilidade de inserção da
COOPERAÇÃO – ONDE TODOS GANHAM.
A UNESCO coloca como alguns dos valores essenciais para a paz e a convivência ecológica entre as pessoas: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, escutar para compreender, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade. Esses e outros valores como: união, amor, colaboração, bondade,