Jingle
Introdução - - - - - - - - - 02
Jingle - - - - - - - - - - 03
Conclusão - - - - - - - - - 05
Webgrafia: - - - - - - - - - 06
Introdução
Diariamente somos bombardeados com propagandas sobre tudo que você puder imaginar em todas as mídias conhecidas, como espectador o máximo que podemos desejar a respeito é que essas propagandas sejam bacanas , que normalmente são produzidas pelo Jingle ,que é exatamente o que veremos ao decorrer da pesquisa.
Jingle
Um jingle é uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade. É uma música feita exclusivamente para um produto ou empresa. É geralmente uma peça de áudio ou vídeo utilizada por emissoras de rádio ou TV para identificação da marca, canal, frequência. Pode ser falada ou cantada.
Um jingle é um slogan memorável que adota em sua letra preferencialmente o viés apolíneo (emoção) , rimas para facilitar a memorização e palavras do universo do produto e de seu público. Em relação à música, é feito com uma melodia cativante, que leva em conta o imaginário auditivo da população e o contexto cultural da época. Sua transmissão normalmente é nos rádios e, algumas vezes, em comerciais de televisão. Um jingle eficiente é feito para "prender" na memória das pessoas. Por isso é tão comum que as pessoas lembrem de jingles que não são mais transmitidos há décadas.
O primeiro jingle foi produzido em 1926, nos EUA, para um cereal matinal chamado Wheaties, cujo slogan principal é "Para um café da manhã de campeões". O auge do jingle foi na década de 50, nos EUA, no boom econômico. Era usado em diversos produtos, como cereais matinais, doces, tabaco, bebidas alcoólicas, carros e produtos de higiene pessoal.
A propaganda já existia em algumas emissoras de rádio no Brasil, na forma de merchandising, sem formato e frequência definidos. Em1932, Ademar Casé, que injustamente ficou rotulado