JESUÍTAS
JOSILENE SOUZA FIGUEIREDO
COMUNIDADES TRIBAIS:
A EDUCAÇÃO DIFUSA
SALVADOR
2013
COMUNIDADES TRIBAIS: A EDUCAÇÃO DIFUSA
O texto comunidades tribais: a educação difusa relata um pouco como é a vida de algumas tribos e a forma como suas crianças são educadas, imitando os gestos dos adultos, que são passados de geração em geração. Ele nos mostra ainda, certos costumes de algumas tribos que nos dias atuais ainda existem.
Durante a leitura do texto, me chama a atenção o comportamento de pessoas da tribo, como o chefe guerreiro, ou o feiticeiro xamã, que apesar de terem o respeito e a confiança da tribo, não se aproveitam disso, para estabelecer uma relação de mando – obediência, O que em nossa sociedade dificilmente aconteceria, alguém ter todo esse prestígio e não usa-lo em benefício próprio. Outro ponto que me chama a atenção, é que na adaptação das crianças aos costumes e valores da tribo, os adultos mostram muita paciência aos enganos infantis, respeitando seu próprio ritmo geralmente sem castigos. Enquanto em nossa “tribo” algumas crianças têm amadurecido precocemente, não aproveitando assim toda a sua infância, e muitas vezes sendo violentadas, castigadas, e levando marcas para toda a vida.
A autora consegue passar de forma clara a vivência dessas tribos e a forma como as crianças são educadas, mesmo quando não há alguém especialmente destinado para a tarefa de ensinar. Tudo isso, somado aos conteúdos, de outras disciplinas do curso que são interligadas, nos faz refletir, de que forma iremos contribuir para a formação de pessoas enquanto educadores, percebendo ainda mais, a importância desse profissional que é o professor. Tendo mais sensibilidade enquanto humanos, aprendendo também que há culturas bem diferentes das nossas, mas nem por isso são inferiores, e merecem um outro olhar mais atento e sem pré- julgamentos.
REFERÊNCIAS
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História as