dureza calcica
A água da piscina necessita de certa quantidade de íons cálcio para manter um equilíbrio. Esta quantidade deve ser suficiente para saturar a água, isto é, ter o máximo de íons cálcio dissolvidos na água. Se a água de uma piscina estiver insaturada, com menos íons do que pode ter, a tendência dessa água é retirar do sistema os íons faltantes, corroendo assim, parte do sistema e tornando a água saturada.
Se a água estiver super saturada com íons cálcio, ou seja, estiver com mais íons do que pode manter em solução, a tendência é que haja uma precipitação dos mesmos, o que diminuirá a quantidade deles na água, mas causara depósitos no sistema.
A faixa ideal da dureza cálcica é de 20 a 100 ppm. Para aumentar a dureza de uma água, deve-se adicionar Dureza Cálcica à piscina, de acordo com as instruções na embalagem do produto.
Se sua dureza estiver ligeiramente alta, recomenda-se a adição do Redutor de pH. Caso o valor esteja muito alto, aconselha-se a troca parcial (de 1/3 a 2/3) do volume de água da piscina.
No Brasil não há grandes problemas coma dureza nas águas da piscina. Apenas algumas regiões possuem água subterrânea com alto teor de cálcio e magnésio. Faixa ideal da dureza da água esta entre20 a 10 ppm.
Resultado acima de 100 ppm – Dureza alta, causa formação de depósitos, calcificação no filtro, água turva, redução da taxa de escoamento do sistema, irritação nos olhos dos banhistas.
Temperatura: A temperatura da água da piscina é um fator que interfere no equilíbrio geral da água.
Em temperaturas elevadas, o cálcio se torna menos solúvel, formando os depósitos. Há também maior liberação de carga