Jesus humilha Satanás
Prof. Danilo Gusmão de Quadros
NEPPA - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Produção Animal - UNEB -Universidade do Estado da Bahia. Campus IX – Faculdade de Engenharia Agronômica. BR 242, Km 04, s.n. Lot. Flamengo. Barreiras. Bahia. 47800-000. TELE-FAX (077) 3612-6744. TEL (077) 9135-4725 / (071) 9118-9921. Website: www.neppa.uneb.br E-mail: uneb_neppa@yahoo.com.br
1.0 Introdução
O sistema radicular das plantas é um órgão vital que possui as funções básicas de sustentação, reserva e absorção de água e nutrientes. Existem também funções específicas em determinadas espécies de plantas superiores, tais como simbiose com fungos micorrízicos e bactérias fixadoras de nitrogênio, cuja função é melhorar a nutrição mineral; respiração em charcos; parasitismo; e reserva de nutrientes (as raízes tuberosas de algumas plantas servem de alimento para o homem).
Segundo GREGORY (1994), o sistema radicular de plantas terrestres tem como principais funções a aquisição de nutrientes e H2O do solo. A sustentação dada à parte aérea, o armazenamento de nutrientes, a síntese de reguladores do crescimento e a propagação são vistas como funções secundárias (FITTER, 1991). O estudo da sistemática de raízes data do século XVIII DC, mas é provável que esse assunto despertou a curiosidade dos cientistas muito antes disso. Atualmente, apesar dos avanços tecnológicos, pouco se tem trabalhado nessa linha de pesquisa, notadamente em pastagens. A complexidade e a dinâmica do sistema solo-raízes-planta-animal, além das limitações metodológicas, são desafios aos pesquisadores.
A parte aérea das plantas forrageiras está sendo periodicamente removida pelo pastejo e existe uma estreita interdependência entre essa parte e o sistema radicular.
Nesse trabalho serão discutidos as interações entre o solo e as raízes, o papel das raízes de pastagens no seqüestro de carbono e um apanhado de metodologias.