Jessica
1 Introdução 4
2 Justificativa 5
3 Objetivo 6
4 Ditadura Militar 7
4.1 Os benefícios 7
4.2 Marcha da Família com Deus pela Liberdade 8
4.3 Protestos/Passeata dos Cem mil 9
4.4 Censura 10
4.5 Exílio 11
4.6 Diretas Já 11
4.7 Nova Constituição (1988) 12
5 Conclusão 14
6 Referência 15
1 Introdução
A ditadura militar foi um golpe do Estado liderado por militares, que durou mais de 20 anos, de 1964 á 1985, mas pela lei acabou em 1988 onde começou a nova era.
Em 31 de março de 2014, completou-se 50 anos que o ato institucional numero 5 entrou em vigor no Brasil, que gerou um grande período de aflições na ditadura vivido por uma população brasileira que não podia ter liberdade de expressão e direitos constitucionais, ou seja, um regime ditatorial.
Naquela época existiu um grande episódio de violência, onde torturavam as pessoas com cadeira elétrica, choques em toda a parte do corpo, queimavam com bitucas de cigarro, torturavam mulheres grávidas, e existia toque de recolher, onde as pessoas não podiam ter liberdade de ficar na rua até a hora que queriam.
Sobre a luz desses fatos surgem perguntas, tais como: O que foi o AI-5? Apesar deste regime ditatorial, quais foram as consequências negativas e positivas desse período? Como o regime militar se impunha sobre os cidadãos brasileiros limitando a sua liberdade, tanto de expressão como o direito de ir e vir? Isso verá no desenvolvimento.2 Justificativa
Optou-se pelo referido tema para ampliar nosso conhecimento em relação aos fatos ocorridos há 50 anos atrás referente ao ato institucional 5, que deu origem a ditadura militar, gerando um período marcado por constantes conflitos e pela alienação de uma parte da sociedade.
3 Objetivo
Este trabalho tem como objetivo abordar os benefícios e os malefícios da ditadura militar, também as injustiças do governo contra o povo. Ajudando assim a sociedade a refletir sobre a ditadura que existiu e que talvez ainda possa existir de forma velada.
4