Empuxo (Fenômenos de transportes)
Quando mergulhamos um corpo qualquer em um líquido, verificamos que este exerce sobre o corpo uma força de sustentação, isto é, uma força dirigida para cima, que tende a impedir que o corpo afunde no líquido. A existência desta força pode ser percebida ao tentarmos mergulhar na água um pedaço de madeira, por exemplo. É também esta força que faz com que uma pedra pareça mais leve quando imersa na água ou em outro líquido qualquer.
Esta força vertical, dirigida para cima, é denominada empuxo do líquido sobre o corpo mergulhado.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Se um objeto maciço submerso em um fluido qualquer for pesado por um Dinamômetro, o peso aparente do objeto quando submerso (leitura do Dinamômetro) será menor que o peso do objeto. Isso acontece porque o fluido exerce uma força orientada para cima que equilibra parcialmente a força da gravidade. A força exercida por um fluido sobre um corpo inteiro ou parcialmente submerso nesse fluido é chamada de força de empuxo e tem módulo igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo. O empuxo acontece porque a pressão do fluido na parte inferior do objeto imerso é maior do que no topo.
3. OBJETIVOS GERAIS
Avaliar como se comportam um objeto imerso em um fluido sobre ação da força de empuxo.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer e utilizar os instrumentos para medição do Empuxo;
Fazer a medição com precisão no Dinamômetro;
Calcular o Empuxo.
5. MATERIAIS USADOS NO EXPERIMENTO
Os materiais utilizados no experimento foram;
Becker 100 ml;
Seringa 10 ml;
Cilindro de Alumínio;
Cilindro de Latão;
Cilindro de Nylon;
Balança;
Tripé com Haste;
Dinamômetro de 2N.
6. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO/ CALCULOS;
Colocamos 100 ml de água no Becker. Utilizamos a balança e medimos a massa da seringa vazia (Msv= 7,5g), montamos o equipamento conforme orientação do roteiro e com o dinamômetro determinamos o peso P dos cilindros de alumínio, latão e Nylon.
Material Seringa