Jesper Juul
Os 6 Princípios de um Jogo segundo Jesper Juul
Jesper faz um apanhado de algumas definições para tentar descrever o que é um jogo, ele analisa suas semelhanças e particularidades para criar uma definição de jogo que explica a relação de um jogo de computador à outros jogos, e analisa as fronteiras do campo de jogos.
Para encaminhar o trabalho, Jesper se direciona para 3 diferentes dimensões que englobam o jogo, são elas: o jogo como um sistema formal (o jogo), o jogador e o jogo (o jogador) e o jogo e o mundo (o mundo). Jesper chega a seguinte definição: “Um jogo é um sistema formal baseado em regras com um resultado variável e quantificável, onde os resultados são atribuídos diferentes valores diferentes, o jogador exerce esforço, a fim de influenciar o resultado, o jogador sente-se unido ao resultado, e as consequências da atividade são opcional e negociável.” – Jasper Juul, em outras palavras define um jogo em 6 pontos: 1) As regras, 2) Resultado variável e quantificável, 3) Valorização dos resultados, 4) Esforço do jogador, 5) Fixação do jogador pelo resultado e por fim 6) Consequências negociáveis.
1) Regras – Jogos são baseados em regras;
Todos os jogos tem regras, elas são responsáveis por dar forma ao jogo, torna-lo fluído. Existe uma diferença entre um jogo digital e um não-digital, pois as regras de um jogo não-digital devem ser monitoradas por um humano a todo momento e muitas vezes a fluidez do jogo é interrompida dessa forma, já em jogos digitais a própria programação cuida das regras, sem que o jogador tenha que ficar pensando nelas a todo instante.
2) Resultado variável e quantificável – Jogos tem variáveis, resultados quantificáveis; Para que um jogo dê certo, as regras devem dar a possibilidade de vários resultados diferentes para o(s) jogador(es), e esses resultados devem ser embasados em equilíbrio e quantificáveis (como primeiro lugar em um jogo de corrida, pontos acumulados, dano