Jeitinho brasileiro
No entanto, no Brasil o jeitinho entrou para o vocabulário, e parece se diferenciar e fornecer uma característica peculiar a esse modo de atuar fora do padrão. O sentido de jeitinho brasileiro possui um sentido pejorativo, pois aos poucos foi se institucionalizando e sendo considerado normal. Desta maneira, quando aquilo que deveria ser controlado não é controlado, quando o jeitinho passa despercebido.
O estudo também contribui para a reflexão das ações dos indivíduos no cotidiano, nas organizações, e na influência que pode ocorrer sobre a imagem que outras culturas fazem da cultura brasileira. Por exemplo, no caso de um estrangeiro que venha morar ou trabalhar no Brasil, a partir do momento em que observar o jeitinho no cotidiano ele pode primeiramente passar por um choque cultural, criticando severamente o jeitinho.
O jeitinho é um mecanismo social característico da cultura brasileira, e envolve a quebra de regras, leis ou padrões (DUARTE, 2006), no intuito de tratar de problemas enfrentados no momento em que ocorrem. É um processo informal particularmente útil para a estratégia do “getthingsdone” nas organizações (DUARTE, 2006), ou seja, uma maneira de resolver situações e problemas imediatos.
O Brasil caracteriza-se como um país hierárquico, patrimonialista, no qual a posição e a origem social parecem ser elementos que exercem influência direta na definição do que se pode e do que não se pode fazer, na maneira de decidir se o indivíduo está acima da lei ou se terá que cumpri-la (DAMATTA, 1983). Além destas características, DaMatta (1983) considera a expressão “Você sabe com quem está falando?” como um dos símbolos do caráter