Jean Piaget
Diretora: Fabiana Salvador Buzzi
Professora: Marilde
Alunas:
Série: 3 Magistério
Data: 23/04/2015
Operações Concretas
7-11 ANOS
Para Piaget é neste estágio que se reorganiza verdadeiramente o pensamento. É a partir deste estágio que começam a ver o mundo com mais realismo, deixam de confundir o real com a fantasia. É neste estágio que a criança adquire a capacidade de realizar operações. Para compreendermos qual o especto fundamental do período, utilizamos a experiência dos copos de água para tentar explicar. Se no estágio anterior a criança não conseguia perceber que a quantidade água era a mesma independentemente do formato do copo, neste estágio elas já percebem que a quantidade (volume) do líquido é a mesma, pois já compreendem a noção de volume, bem como peso, espaço, tempo, classificação e operações numéricas.
• Espaço: organiza-se pela organização diferenciada dos vários espaços. A criança vai conhecendo os vários espaços nos quais interage, organizando-os. Também aqui está presente a reversibilidade do real, onde o conceito de espaço está relacionado com o conceito de operação. O espaço isolado por si só não existe.
• Tempo: não há reversibilidade do real, o tempo existe apenas no nosso pensamento, os acontecimentos sucedem-se num determinado espaço, e o tempo vai agrupando-os. • Peso: para que a criança domine este conceito é fundamental que compare diversos objetivos para os poder diferenciar.
• Classificação: primeiro a criança tem que agrupar os objetos pela sua classe e tamanho, depois os classificar e consequentemente adquirir conceitos.
Operações
numéricas: primeiro a criança aprende o conceito de número e seriação, por volta dos sete anos, depois a classificação da realidade, mas essa classificação vai variando conforme a aprendizagem que ela vai fazendo ao longo do tempo.
Apesar de neste estágio a criança já conseguir efetuar operações corretamente, precisa ainda de estar em contacto com a