Jean Piaget
- Falar um pouco da história
- Explicar um pouco da principal teoria
Observaçoes: Nem todos do grupo apresentam. Vai ser dividido em duas frentes. Quem faz a sintese, e quem faz a apresentação.
Jean Piaget
1. História Jean William Fritz Piaget foi um dos mais influentes pensadores do século XX, nasceu no dia 9 de agosto de 1896, na Suíça, e faleceu em 16 de setembro de 1980, deixando escritos aproximadamente setenta livros e mais de quatrocentos artigos ao longo de 84 anos de vida. Suas teorias tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência dos seres humanos.
Desde cedo Jean Piaget demonstrou uma grande capacidade de observação, e aos 11 anos já publicava seu primeiro artigo sobre um pardal albino que observou em uma praça de sua cidade, e aos 14 anos ja escreveu artigos de diversas áreas para revistas especializadas.
Começou estudando Biologia na Universidade de Neuchâtel, onde conlcui seu doutorado, e posteriormente dedicou-se às áreas da Psicologia, Epistemologia e Educação. Entre os anos de 1929 e 1954 foi professor de psicologia na Universidade e Genebra, e tornou-se mundialmente reconhecido pela revolução epistemológica, que seria o estudo dos mecanismos do aumento do conhecimento. Jean defendia a ideia de que a construção do conhecimento ocorre quando ações provocam o desequilíbrio, que resultam em assimilação e/ou acomodação, e desta forma, em construção de conhecimento.
Através da observação de seus filhos e de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, na qual propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo do ser humano. Com base na teoria dos quatro estágios, ele critica o ensino onde o professor dita e o aluno copia e repete. A ideia piagetiana propõe que o conhecimento não nasce no sujeito, nem no objeto, mas da interação de ambos.
2. Teoria
A teoria congitiva ou de estágios é umas das maiores contribuições para a área da psicologia, mostrando que a construção do ser