Jean piaget
TEORIA PIAGETIANA- Construtivismo: Desenvolvimento cognitivo, Psicologia e Epistemologia genética.
Os conceitos são construídos por dois subprocessos: Assimilação e Acomodação.
Assimilação: É o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza, possibilitando assim, a assimilação de seus esquemas.
Ex: A partir de04 a 06 meses de idade a criança começa a pegar objeto que vê diante de si, aplicando esquemas de ação, isto é põem na boca, aperta, balança, bate, esfrega e sacode. Nesses casos, a apreensão e a manipulação de objetos são formas de assimilação.
Acomodação: É a reorganização e modificação dos esquemas assimilatórios
Ex: Por volta do fim do 1º ano de vida da criança quando ver um objeto que não consegue alcançar com as mãos, a criança fará sucessivas tentativas até conseguir pegá-lo. Nesse caso trata se de acomodação, pois ela reorganizou seus esquemas anteriores de ação, ajustando-os á nova situação.
Como vimos. O processo de adaptação ocorre á medida. Nesse sentido, que o indivíduo assimila novas experiências,acomodando-as ás estruturas mentais já existentes.Nesse sentido a adaptação é o equilíbrio entre assimilação e acomodação, e acarreta uma mudança no indivíduo.
VISÃO PEDAGÓGICA
Á busca de uma compreensão mais objetiva do desenvolvimento humano em seus aspectos físicos, intelectual, afetivo, bem como de um conhecimento maior sobre as diferenças individuais, as necessidades infantil, o mecanismo da motivação e da aprendizagem, e a importância dos fatores ambientais e sociais na vida do ser humano, respeitar as características de cada etapa do desenvolvimento e considerar os interesses de cada fase estimulando a atividade funcional,isto é, atividade natural de cada indivíduo. Os estudos de Piaget permite ao professor identificar os estágios de desenvolvimento que são:
1º Período: Sensório motor (0 a 2 anos de idade)
2º Período: Pré operatório (2 a7 anos