Jean piaget
Jean Piaget nasceu em 9 de agosto de 1896 em Neuchatel, na Suíça, e faleceu em Genebra em 17 de Setembro de 1980. Quando menino, estudou moluscos, e aos 10 anos publicou seu primeiro artigo em um jornal científico.
Seu conhecimento em biologia o levou a enxergar o desenvolvimento cognitivo em uma criança como sendo uma evolução gradativa.
Em 1921, passa a dirigir o instituto Jean Jacques Rousseau, em Genebra, onde em suas pesquisas descobriu que o aprendizado era um processo gradual, no qual a criança vai se capacitando do conhecimento em níveis cada vez mais complexos seguindo uma seqüência lógica.
Em 1923, Piaget casa-se com Valentine Châtenay, e tem três filhos: Jacqueline, Lucieenne e Laurent. Com o nascimento de sua primeira filha, opta por observar crianças em contextos como escolas e parques, realizando pesquisa empírica com suas filhas. Piaget desenvolve o método clínico-piagetiano.
Com sua teoria pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis, as quais denomina estágios e períodos do desenvolvimento. Para Piaget, esses estágios caracterizam-se pelas diferentes maneiras do indivíduo organizar os conhecimentos visando sua adaptação, ocorrendo assim modificações progressivas dos esquemas de assimilação e acomodação.
Piaget mostrou que os seres humanos desenvolvem-se de maneira gradual, e por isso desenvolveu a Teoria Do Desenvolvimento Intelectual Por Estágios:
Sensório-Motor (0 - 2 anos)
Nesse estágio, a criança baseia-se exclusivamente em percepções sensoriais e em esquemas motores para resolver seus problemas, que são essencialmente práticos. Embora a criança já tenha uma conduta inteligente, considera-se que ela não possui pensamento, pois nessa idade não possui a capacidade de representar eventos. Os esquemas sensório-motores são construídos a partir de reflexos inatos usados pelo bebe para lidar com o ambiente.
A criança vai construindo e organizando noções, nesse período as noções de