Jean Piaget
Tendo em vista, que Jean Piaget, tem uma notória e grandiosa contribuição para o mundo pedagógico, trataremos o tema com admiração e respeito, pois assim o tratam até mesmos que não concordam totalmente com suas teorias e abrangências Nascido em Neuchatel, Suíça (1896 a 1980) Jean Piaget é um dos mais conceituados pensadores do século XX, por sua vasta obra de pesquisas e teorias no campo da Biologia e Psicologia com larga aplicação na área educacional.
Em 1923, Piaget escreveu seu primeiro trabalho científico o tema era: Relacionamento entre o pensamento e a linguagem. Neste mesmo ano passou a dirigir o Instituto Jean Jaques Russeau, onde desenvolveu projeto sobre a inteligência. Daí por diante sua obra só foi enriquecendo e tornando-se mundialmente conhecida. Revolucionando conceitos e propondo mudanças no paradigma educacional infantil, abrangendo também outras faixas etárias.
2.0 Jean Piaget
Nascido em Neuchatel, Suíça, Jean Piaget (1896-1980) é um dos mais conceituados pensadores do século XX, por suas pesquisas e teorias nos campos da biologia e psicologia, com larga aplicação na área educacional.
Em 1923, Piaget escreveu seu primeiro trabalho científico sobre a relação entre o pensamento e a linguagem. Nesse mesmo ano, foi convidado por ÉdouardClaparéde para dirigir o Instituto Jean Jacques Rousseau, de Genebra, iniciando um projeto de estudos sistemáticos sobre a inteligência. Dessa época em diante, a obra de Piaget foi se enriquecendo e tornando-se pouco a pouco, internacionalmente conhecida. Nos dias de hoje, nenhum pedagogo, ainda que discorde totalmente de suas teses, pode ignorá-la.
Algumas de suas principais obras são:
A Construção do Real na Criança. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1970. 360 p.
A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Problema central do desenvolvimento. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
A Linguagem e o Pensamento da