Miopia
Para uma visão mais apurada, o ponto focal dos raios luminosos devem convergir para uma área próxima aos receptores de luminosidade (localizados na retina). No caso da miopia, o ponto focal é formado antes, o que pode acontecer por vários motivos:
Excesso de poder dióptrico positivo do cristalino;
Excesso de curvatura da córnea e, por conseguinte, de seu poder dióptrico positivo;
Excessivo alongamento do globo ocular;
Combinação dos fatores anteriores.
Causas
Pesquisas recentes, em humanos e animais, revelam que prolongados períodos de leitura em que é necessário focar os olhos a uma curta distancia e a falta de luz solar podem causar miopia. As causas apontadas são ambientais e raramente de origem genética. Um estudo australiano sugere que tempo que se passa ao ar livre é um fator determinante na incidência da miopia. Segundo este estudo, duas a três horas ao ar livre seria o suficiente para prevenir a miopia. Também há evidencias que a exposição aos raios solares estimula a produção de dopamina que inibe o alongamento da esfera ocular.
Sintomas da miopia
Um dos sintomas que podemos considerar como um dos primeiros de um olho míope é a má visão ao longe, estando a visão ao perto salvaguardada.
No entanto, é evidente que se uma pessoa é míope de muitas dioptrias (ou graus), para ver bem de perto, teria que aproximar-se muito, o que é um fator muito cansativo e incômodo.
O sintoma que mais é relatado e que com frequência anuncia o aparecimento de miopia é a visão turva dos objetos distantes.
É frequente que nos primeiros estágios do problema, o indivíduo não se dê conta da perda de visão. Por este motivo, há que comprovar-se, junto da visão turva, existe o pestanejar constante dores de cabeça ou tensão ocular.