miopia
A presbiopia, condição conhecida como “vista cansada”, se caracteriza pela dificuldade de visão de perto, que geralmente ocorre após os 40 anos.
Por que acontece?
Acontece porque a acomodação, que é a capacidade de focalizar objetos próximos, diminui progressivamente ao longo da vida, devido à perda da elasticidade do cristalino, uma lente natural dentro dos olhos, e à diminuição da capacidade de contração do músculo ciliar.
Os principais sintomas de presbiopia são:
Dificuldade progressiva para ler, usar computador, costurar e realizar atividades próximas em geral,
Necessidade de afastar objetos, para conseguir enxergar,
Cansaço visual e/ou dor de cabeça após esforço visual de perto.
A presbiopia pode se manifestar em pessoas que já tinham miopia, astigmatismo ou hipermetropia e até em pessoas que nunca precisaram usar óculos antes dos 40 anos e não pode ser prevenida, já que é um processo natural de evolução.
Pode ser corrigida através de: óculos, lentes de contato, cirurgia refrativa (a laser) e implante de lente intra-ocular (cirurgia de catarata).
Óculos
Os óculos para correção de presbiopia podem ser: monofocais ( um óculos somente para perto), bifocais (perto e longe, com um divisão visível entre as diferentes distâncias) e multifocais ou progressivas (perto, meia-distância e longe, sem divisão visível). Os mais modernos são os óculos com lentes progressivas, pois se adaptam às necessidades de focalização em múltiplas distâncias. As lentes progressivas, porém, não são todas iguais e é importante que sejam escolhidas lentes de alta qualidade, para obtenção de melhor qualidade visual.
Lentes de Contato
Para correção da presbiopia podemos utilizar lentes de contato de duas formas diferentes:
1. Monovisão ou Báscula: São utilizadas lentes monofocais, ou seja, com apenas um “grau” em toda a superfície da lente, sendo que um dos olhos será corrigido para longe e o outro será corrigido para perto, utilizando o