características do realismo
E
Naturalismo
Colégio Estadual João XXII
Ceres, 05 de junho de 2009
Alunos : Antonio Eduardo Rodrigo Hellen Itamar
Professora: Rosione
Série: 2°D
Realismo e Naturalismo
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre o realismo e naturalismo no Brasil e em Portugal , e falaremos também sobre alguns autores, as suas obras , ou seja, tudo o que marcou essa época . Desenvolveremos neste trabalho também, a implantação do realismo- naturalismo no Brasil.
Característica do Realismo/Naturalismo
4. CARACTERÍSTICAS DO REALISMO/NATURALISMO
a) APEGO À OBJETIVIDADE – Não há mais espaço para uma literatura com textos prolixos, com descrições exaltadas de paisagens e de personagens.
b) CRENÇA NA RAZÃO – A emoção cede lugar à razão, sugerindo frieza (às vezes crueza) nas relações amorosas.
c) MATERIALISMO – A literatura passa a exibir uma visão materialista da vida, do homem e da sociedade, negando a relação com Deus.
d) CIENTIFICISMO – A defesa de que a vida e as ações dos homens são determinadas pela ciência é postura radical do Naturalismo.
e) DETERMINISMO – O Naturalismo constrói personagens cuja conduta obedece a três variáveis: a hereditariedade (que explica as tendências, os caracteres e as patologias), o meio (capaz de determinar o comportamento) e o momento histórico (responsável pelas ideologias).
f) PROBLEMAS PATOLÓGICOS – A literatura passa a retratar temas que chocam a sociedade: homossexualismo, lesbianismo, incesto, taras sexuais, loucura, adultério, racismo, prostituição.
[
Realismo-Naturalismo em Portugal
O Realismo na Literatura surge em Portugal após 1865, devido à Questão Coimbrã e às Conferências do Casino, como resposta à artificialidade, formalidade e aos exageros do Romantismo de uma