Pesquisa sobre grandes empreendedores
Larry Page and Sergey Brin - Google : Sergey Brin e Larry Page se conheceram em meados da década de 90, na Universidade de Stanford, onde estudavam para conseguir o título de doutores em Ciência da Computação. Há quem diga que a afinidade entre os dois não foi imediata, mas eles conseguiram se entender e, três anos depois do encontro, em 1998, apresentaram ao mercado o Google – a empresa que mudou as buscas na internet em todo o mundo.
Onde tudo começou
Os estudos iniciais para o desenvolvimento do Google começaram nos dormitórios da Universidade de Stanford.
Tempos depois, Brin e Page, para ter mais espaço para pesquisa, alugaram a garagem de uma residência em Menlo Park, na Califórnia. O aluguel do espaço custava cerca de 1.700 dólares por mês.
Sergey Brin e Larry Page -um russo e um estadunidense, respectivamente- se conheceram na Universidade de Stanford, onde cursavam o PhD em ciência da computação, em 1995.
Passaram a trabalhar em um software de busca que ranqueava as páginas em função do número de vezes que o termo da busca aparecia na página. O nome desse projeto era "BackRub" pois estimava a importância de determinado site na busca com base na quantidade de sites que o linkavam.
A dupla de amigos seguiu aperfeiçoando o sistema até 1998 e começaram a procurar quem comprasse aquela tecnologia, mas não encontraram nenhum portal interessado. Decidiram então seguir por conta própria, abrindo o Google Inc. em setembro de 1998.
O nome teria surgido de uma derivação de "Googol", termo da matemática que se refere ao número um seguido de 100 zeros - uma alusão à vastidão de páginas que a World Wide Web já oferecia.
Em 2000, Yahoo e Google assinaram acordo para que este se torne a ferramenta oficial das buscas da empresa de Jerry Yang e David Filo. Apenas em 2004 o Yahoo adotou tecnologia própria de busca.
No mesmo ano, o Google abriu seu capital na Nasdaq, com ações valendo US$ 85; hoje, após o