Características do Realismo e do Naturalismo
O realismo e o naturalismo têm os mesmo princípios científicos, filosóficos e artísticos. O naturalismo diferencia-se do realismo por uma assimilação mais intensa das teorias científicas que vigiam na época –principalmente a tese determinista- e por uma interpretação mais radical da necessidade de se fazer da obra artística um instrumento de denúncia social.
Características do realismo
Em geral, os realistas retratavam temas e situações em contextos contemporâneos do cotidiano, e tentaram descrever indivíduos de todas as classes sociais de uma maneira similar. A principal característica do Realismo é a Psicologia.
Objetivismo e impessoalidade
Busca da verossimilhança: as obras devem dar a impressão de verdade total, isto é, de que constituem um reflexo perfeito da realidade
Busca da perfeição formal
Pessimismo: os valores burgueses e as crenças religiosas e ideológicas sofrem um processo de completo descrédito
Racionalismo - cuja tradução é tanto a análise psicológica como a análise social
Características do naturalismo
No naturalismo os pequenos casos cotidianos, questões de ordem pessoal, familiar, de relacionamento pessoal ganham destaque. Para o naturalista o homem é um animal, presa do seu destino e predestinado a agir no contexto social em que vive. Sua maneira de agir é determinada pelo meio social e por sua hereditariedade. A principal característica do Naturalismo é a Cientifica.
Arte vinculada às novas teorias científicas e ideológicas europeias (Evolucionismo, Positivismo, Determinismo, Socialismo, Medicina Experimental). Daí o outro nome do movimento, criado por Zola: romance experimental.
Todas as características do Realismo - menos a análise psicológica. Esta é substituída por variações deterministas que transformam os personagens em fantoches de destinos pré-estabelecidos. Segundo Taine, o homem é produto do meio, da raça e do momento histórico em que vive.
Cientificismo sociológico