Matematica financeira
Este artigo estuda a integração dos sistemas ABC e de custo da qualidade, direcionados para o gerenciamento da melhoria contínua. Baseando-se nas informações mais acuradas do sistema ABC, o sistema de custo da qualidade pode identificar as melhores oportunidades para se investir em atividades de prevenção e responder como as atividades da qualidade consomem os recursos da empresa.
I. Introdução
Segundo Nakagawa (1994), existe a necessidade de que o sistema de custeio possibilite, não somente a apropriação dos custos para o produto final, mas principalmente, que o sistema proporcione informações para se gerenciar os custos buscando a cada dia maiores possibilidades de lucro, possibilitando a empresa uma maior condição para competir em mercados de livre concorrência.
O sistema de custos da qualidade, segundo Ostrenga (1991), através da análise destes custos, permitirá a identificação das possibilidades de reduzi-los através de investimentos em prevenção.
O enfoque entre os sistemas ABC e de custo da qualidade representa, com relação aos esforços de melhoria contínua, o foco de atenção na integração dos sistemas servindo como uma base sólida para medir e direcionar os esforços de melhoria da qualidade e produtividade.
Este artigo tem por objetivo apresentar uma sequência de procedimentos baseado em conceitos relativos ao ABC e aos custos da qualidade que visam integrar as duas técnicas, dentro do gerenciamento da melhoria contínua, na busca de competitividade e lucratividade (excelência empresarial).
II. O sistema ABC
Os sistemas de custos tradicionais atualmente não atendem mais as necessidades dacontabilidade gerencial dentro do atual cenário de produção. Os custos indiretos tem aumentado significativamente nas últimas décadas, devido a maior flexibilidade da produção,que necessita de uma maior estrutura das atividades de apoio, segundo Miller e Vollmann