Realismo Trabalho
O realismo é um movimento artístico e literário que surgiu na metade do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reacção ao romantismo. Nessa época dá-se maior abertura a influência estrangeira, tanto nas ciências como nas letras.
Esta corrente aparece no momento em que ocorrem as primeiras lutas sociais, sendo também objecto de acção contra o capitalismo progressivamente mais dominador.
Das influências intelectuais que mais ajudaram no sucesso do Realismo denota-se a reacção contra as excentricidades românticas e contra as suas falsas idealizações da paixão amorosa.
Características do Realismo O Realismo é caracterizado por uma:
• Apresentação da verdade por meio do retrato fiel das personagens e da vida;
• Oposição ao idealismo romântico;
• Apesar de retratar objectivamente a vida, o Realismo dá-lhe um sentido e tem uma interpretação implícita;
• Analise dos valores burgueses com visão crítica denunciando a hipocrisia e corrupção da classe;
O Realismo retrata a vida contemporânea. Sua preocupação é com mulheres e homens, emoções e temperamentos, sucessos e fracassos da vida, do momento. Qualquer motivo de conflito do homem como o seu ambiente ou circunstantes é assunto para o Realismo.
O detalhe e a observação são duas grandes preocupações do Realismo, para dar impressão da própria realidade. A linguagem é mais próxima do real, simples e natural.
Realismo na Literatura
Nas obras em prosa, o realismo atingiu seu ápice na literatura, os romances realistas são de carácter social e psicológico, abordando temas polémicos para a sociedade da segunda metade do século XIX. As instituições são criticadas, assim como a igreja católica e a burguesia.
Nas obras literárias deste período, os escritores também criticavam o preconceito, a intolerância e a exploração, sempre utilizando uma linguagem directa e objectiva.