Jean piaget
Maíse Picolotto
JEAN PIAGET
Anápolis
2012
1 INTRODUÇÃO
Jean Piaget (1896-1980) foi psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.
A essência de seu trabalho ensina que ao observarmos cuidadosamente a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor a natureza do conhecimento humano. Suas pesquisas sobre a psicologia do desenvolvimento e a epistemologia genética tinham o objetivo de entender como o conhecimento evoluía.
De modo a relacionar o desenvolvimento linguístico e pensamento, faz-se necessário abordar o processo evolutivo que este último percorre, bem como suas especificidades. De acordo com Lewis e Wolkmar (1993), Piaget investigou estas habilidades mentais. O teórico considera que as crianças não herdam capacidades mentais prontas, apenas o modo de interação com o ambiente. Desta forma, as atividades intelectuais visam à adaptação do sujeito ao ambiente, sendo uma construção gradativa.
Para Montoya, (2006) discute-se que na atualidade a principal discussão é entender como as novas formas de ação humana se organizam a partir de formas anteriores, este percebe que as conquistas da primeira fase serão incorporadas num sistema maior, sendo o resultado de reconstruções geradas por novas descobertas.
2 DESENVOLVIMENTO
O ganho para a Pedagogia foi imenso, não há uma medida exata do quão importante foste, uma vez que, descobriu que as crianças não raciocinam como os adultos e esta descoberta induziu Piaget a aconselhar os professores que adotassem uma abordagem educacional diferente ao lidar com crianças. Ele transformou a teoria pedagógica tradicional que, até então, afirmava que a mente de