Jean Piaget E Vygotsky
Nome: Débora de Camargo Silva
Pedagógia – 2° periodo, manhã
Resumo do texto:
Jean Piaget e o construtivismo na educação
Marie-Françoise Legendre
As perspectivas construtivista e socioconstrutivista adquiriram uma grande popularidade na educação. Embora o contrutivismo e o sociocontrutivismo tenha tido um efeito importante na pedagogia e na didática, eles não poderiam ser associados a um modelo de ensino. Essas teorias dizem respeito, essencialmente, à maneira pela qual se elaboram os conhecimentos e se constroem os intrumentos do pensamento, influenciaram as nossas concepções de aprendizagem geral e escolar.
Dois grandes nomes, Piaget e Vygotsky, respectivamente se associaram a esse movimento, exerceram grande influência na pesquisa em educação. São pensadores contemporâneos do ano de 1896, viveram na mesma época, mas com vidas bem distintas.
Jean Piaget (1896-1980)
Nasceu em uma famila tradicional e rica, e pelos interesse e dedicação nos estudos, se destaca muito cedo, com 11 anos entra para a universidade de Neuchârel, onde aos 15 conclui o curso, três anos depois, recebe o titulo de doutor. Em 1921, instalou-se em genebra, e foi chefe de trabalhos do instituto Jean Jacques Rousseau. Sua carreira foi dividida em quatro partes, sendo o primeiro periodo (1920-1935) se cararacterizou por um conjunto de trabalhos sobre o pensamento infantil, que ocasionariam a publicaçãode varias obras sobre a linguagem, os intecâmbios sociais entre as crianças e suas relações com a inteligencia lógica e representativa. Piaget evidenciou, na criança, o carater egocentrico do pensamento e uma socialização progressiva que leva ao pensamento lógico e objetivo. Foi nomeado diretor do Boreu Internacional de Educação e tornou-se codiretor do instituto Jean Jacque Rousseau em 1932, ao lado de Bovet e Claparede.
Durante o segundo periodo (1935-1955) Piaget, concentrou os seus estudos na pscologia e epistemologia geneticas, e tambem na