Capacitores Final
Engenharia Civil, 3º Semestre, Noturno
Alunos: Guilherme Rechi Ferreira – 10937 Rodolfo Dantas Queiróz – 10754 Tamiris Daniele Pereira – 11962
Capacitores
É um dispositivo de circuito elétrico que tem como função armazenar cargas elétricas e consequente energia eletrostática, ou elétrica. Ele é constituído de duas peças condutoras que são chamadas de armaduras. Entre essas armaduras existe um material que é chamado de dielétrico. Dielétrico é uma substância isolante que possui alta capacidade de resistência ao fluxo de corrente elétrica. A utilização dos dielétricos tem várias vantagens. A mais simples de todas elas é que com o dielétrico podemos colocar as placas do condutor muito próximas sem o risco de que eles entrem em contato.
Os capacitores são utilizados nos mais variados tipos de circuitos elétricos, eles podem ter o formato cilíndrico ou plano, dependendo do circuito ao qual ele está sendo empregado.
Capacitância
É denominada capacitância C a propriedade que os capacitores têm de armazenar cargas elétricas na forma de campo eletrostático, e ela é medida através do quociente entre a quantidade de carga (Q) e a diferença de potencial (V) existente entre as placas do capacitor, matematicamente fica da seguinte forma:
No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de capacitância é o farad (F), no entanto essa é uma medida muito grande e que para fins práticos são utilizados valores expressos em microfarads (μF), nanofarads (nF) e picofarads (pF). A capacitância de um capacitor de placas paralelas, ao ser colocado um material dielétrico entre suas placas, pode ser determinado da seguinte forma:
Onde: εo é a permissividade do espaço;
A é a área das placas; d é a distância entre as placas do capacitor.
Os capacitores podem ser associados de vários modos, sendo os principais em série e em paralelo.
Associação em Série. Nesse tipo de associação, os capacitores são ligados da seguinte forma: a armadura