Jean jacques roussea
“A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável”.
Jean-Jacques Rousseau, um dos principais filósofos do Século XVIII, também conhecido como Séculos das luzes. Suas idéias são ricas e complexas e tiveram papel fundamental para a estrutura política e cultural da época, Rousseau fazia parte daqueles que preconizavam a difusão do saber como meio eficiente para colocar fim á ignorância, ao império da opinião e preconceito. Desta forma acreditava-se contribuir para o progresso do espírito humano.
E exatamente para demonstrar isso para refutar a concepção em seu próprio terreno em que Rousseau sugere em sua peculiar concepção de estado da natureza.
2 DESENVOLVIMENTO A unidade e a busca profunda por mudança na estrutura social, uma transformação em todos os níveis da realidade social: econômico, político, social e ideológico. Uma revolução acontece primeiramente nas “mentes”, na maneira de pensar e depois se reflete na forma de agir. É uma luta entre forças de transformação e forças de conservação de uma sociedade. O Iluminismo expressou a ascensão da burguesia e de sua ideologia. Foi a culminância de um processo que começou no Renascimento, quando se usou a razão para descobrir o mundo, e que ganhou aspecto essencialmente crítico no século XVIII, quando os homens passaram a perceber e usar a razão para entenderem a si mesmos no contexto da sociedade. Assim os iluministas acreditavam que Deus está presente na natureza e desta forma o próprio homem, pode descobri-lo na razão, idéias do filósofo Rousseau (1712-1778) estão inseridas neste contexto histórico. Rousseau era contrário ao luxo e à vida mundana. Para ele o grande mal dos tempos modernos era a civilização burguesa, com hábitos de luxo e de criação de desejos artificiais. Em Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens (1755), defendeu a tese da bondade natural dos homens que estavam pervertidos pela civilização. Rousseau propunha uma vida