jean careme
Jean Marie-Antoine Carême (Paris, 8 de Junho de 1783 — 12 de Janeiro de 1833), foi um chef de cozinha francês. Tornou-se conhecido pela simplificação e codificação do estilo de culinária chamado haute cuisine, ou alta gastronomia francesa, que é o centro da Culinária da França. Famoso como o "chef dos reis e o rei dos chefs", é comumente lembrado como o primeiro chef celebridade.
De órfão abandonado nas ruas de Paris, Carême tornou-se o chef preferido da nobreza do sex XIX, servindo de Napoleão aos czares de Rússia. Sua fama correu a Europa e suas criações são hoje clássicos indispensáveis da gastronomia internacional.
Objetivos
O objetivo desta biografia, é apresentar como foi a vida do “Cozinheiro dos Reis e Rei dos Cozinheiros” Jean Marie- Antoine Carême.
Vida Profissional
Nasceu em Paris, num barraco entre uma das áreas mais pobres e úmidas ao lado esquerdo do sena. Seu nome é em homenagem a rainha Maria Antonieta, a frança vivia dias antimonarquismo. Já aos dez anos e com mais 24 irmãos, (ele era o 16º), foi abandonado pelo pai no portão de Paris em Maine. O menino não vagou por muito tempo, foi acolhido por um cozinheiro muito ocupado que trocou por serviços a fome de Carême.
Em Sainte-Ménéhould,ele entrou para a arte culinária numa época de revolução tanto política como na restauração, pois antes da revolução os restaurantes não serviam comida, apenas sopas para elevar o espírito e aliviar as indisposições respiratórias,antes de 1789, apenas tratorias e alguns taberneiros podiam cozinhar e vender comida. As novas leis derrubaram essas restrições, assim muitos cozinheiros das famílias abastadas, os inventivos "códons blues", perderam seus empregos. Desta forma alguns abriram seus estabelecimentos e chamaram de restaurantes.
O jovem Carême cresceu em uma época que a sopa era comida da moda, por isso em todos seus menus ele tem a sopa como entrada. Tem em seu nome a atribuição de centenas de receitas diferenciadas de sopas, mas