Je
Professor(a): Voleguimar Pailmel
Liliane Bettencourt
Faculdades integradas de Cassilândia
Cassilândia-MS
Liliane Bettencourt
Milionária e empresária francesa, nasceu em 1922, filha de Eugene Schueller, fundador da L'Oréal, grande empresa de cosméticos. No ano de 1950, ela casou-se com o político francês André Bettencourt. Juntos tiveram uma filha, Françoise, que é casada com Jean Pierre Meyes (neto de um rabino). Françoise também faz parte do quadro de diretores da L'Oréal.
Na juventude, durante as férias, estagiava na L'Oréal, na fábrica de Aulnay, onde se dedicava a colar etiquetas.
Após a morte do pai, em 1957, Liliane herdou a fortuna e a empresa L’Oréal, apesar de conhecer muito bem a empresa, entregou a liderança da L'Oréal a François Dalle, um amigo de infância do seu marido. Liliane teve sempre muito presente na estrutura da empresa. Apesar de nunca ter assumido a presidência da L'Oréal, fez sempre ouvir a sua voz, tanto ao longo dos trinta anos em que Dalle dirigiu a empresa como durante os períodos em que mandaram Charles Zviak e Lindsay Owen-Jones. Como membro do Conselho de Administração e principal acionista. A empresaria deu total liberdade de ação aos sucessivos presidentes da empresa, mas fez questão de dar sempre a sua opinião.
No entanto, manteve sempre discrição quanto à vida pessoal e raramente aparece em público em eventos sociais. Liliane é também conhecida por nunca dar entrevistas à comunicação social.
Sonegação fiscal
Em junho de 2010 Liliane foi envolvida num escândalo financeiro e político que acabou envolvendo o ministro do Trabalho da França Eric Woeth, um dos mais próximos auxiliares do presidente, Nicolas Sarkozy, cotado até mesmo para se tornar primeiro-ministro. Suspeita de sonegar impostos, a herdeira da L'Oréal teria sido beneficiada por Woerth, que teria feito vistas grossas às suas fraudes fiscais.
O escândalo teve início com a revelação, pelo site francês mediapart, de escutas