Java AWT
Aplicações de Linguagem de
Programação Orientada a Objetos
AWT ‐ módulo 01
Prof. Adilson Pereira Lima
Universidade Paulista ‐ UNIP
17/7/2010
P á g i n a | 2
AWT
Introdução
Na fase da pré‐histórica da informática, os aplicativos executados em modo texto, ou seja, em monitores que geralmente adotavam o padrão de 25 linhas por 80 colunas. Sabemos que ainda sobrevivem muitas aplicações desse tipo, sobretudo nos computadores de grande porte.
Em plataforma baixa, ou melhor, em microcomputadores, o modo gráfico enveredou por um caminho sem volta, pois os aplicativos modernos são baseados em sistemas de janelas.
O conjunto de ferramentas de janelas abstratas ou Abstract Windowing Toolkit, foi desenvolvido para preservar as metas de portabilidade do Java. O AWT disponibiliza uma interface de usuário, com base em janela única, a partir do sistema de janelas nativo do equipamento. O segredo é que o AWT executa apenas as funções comuns a todos os sistemas de janelas. Isso equivale a dizer, entretanto, que os componentes do pacote java.awt estão diretamente relacionados com as capacidades gráficas da plataforma hospedeira.
Dessa forma, um mesmo programa Java pode apresentar aparências diversas quando executado em diferentes plataformas.
Os componentes AWT são considerados pesados e foram substituídos pelos componentes
Swing, escritos em Java, que fornecem maior nível de portabilidade e de flexibilidade.
Entretanto cabe lembrar que os componentes Swing foram escritos a partir dos componentes
AWT, aproveitando suas qualidades e descartando suas deficiências.
GUI Graphical User Interface
São aplicações gráficas destinadas à execução dentro dos ambientes gráficos oferecidos por vários sistemas operacionais. Uma GUI é um ambiente pictórico que oferece uma interface padronizada mais